domingo, 12 de agosto de 2012

DVD - O Assalto ao Trem Pagador" à venda

Uma verdadeira obra de arte produzida em 1962 tornou-se um divisor de águas no cinema nacional ganhando o prêmio Caravela de Prata, em Portugal.
Eliezer Gomes, Átila Iório e ao fundo Reginaldo Farias
Eliezer Gomes é protagonista ao lado de Átila Iório e Reginaldo Farias. O chefão, o temido Tião interpretado magistralmente por Eliezer, traz à cena um marco no cinema brasileiro sob batuta de Roberto Farias, O asslto ao trem pagador, 1962, tem como temática um caso real acontecido na cidade do Rio de Janeiro, em 1960. Tião e seu bando medonho atacou e roubou o trem pagador da Central do Brasil, entre Japeri e Paes Lemes, RJ.




A explosão dos trilhos com dinamite permitiu que Tião adentrasse ao trem com seu bando medonho armados de revólveres e metralhadoras. O assalto rendeu ao bando a quantia de CR$ 27 milhões de cruzeiros além de matar um homem que esboçou reação. Quase dois anos depois, com a prisão dos bandidos o caso foi encerrado, e o roteiro começou a ser desenvolvido por Farias.
Chica Xavier e Ruth de Souza




Com um elenco formado com o que de melhor existia na dramaturgia brasileira na época, o filme arrebatou prêmios no Brasil e no exterior. No Brasil recebeu o Prêmio Saci de 1962 -SP, de ator coadjuvante para Jorge Dória; Melhor atriz coadjuvante Dirce Migliaccio, Melhor Roteiro (Roberto Farias). Já o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1962 - foi entregue a Roberto Farias por Melhor Roteiro.

Como todo bandido que se prese, eles fizeram um pacto que consistia em não gastar mais do que 10% do valor arrecadado por cada um no assalto. Caso acontecesses uma gastança desenfreada chamaria atenção da polícia, e então, Tião precisaria entrar em ação, ou seja o mataria.

A trilha sonora é do excelente Remo Usai que apresenta cinco canções: O trem pagador, morre uma criança na favela, assaltantes em fuga, tentação e, o Fim. Todas composta e regida por Remo, e constam no DVD.

No Paraná, o V Prêmio de Cinema de Curitiba, 1962, nomeou como Melhor Atriz coadjuvante - Luiza Maranhão. Revelação o ator Eliezer Gomes. O Troféu Cinelândia, RJ, 1962 - entregou o prêmio de ator Revelação para Eliezer Gomes. Na Bahia, o Festival de Cinema da Bahia - 1962 - o elegeu como Melhor Filme, prêmio de Melhor Ator para Eliezer Gomes, Melhor atriz coadjuvante para Luiza Maranhão; Melhor Roteiro para Roberto Farias.

Jorge Dória
Na Europa, no Festival de Lisboa - Portugal 1963, recebeu o prêmio Caravela de Prata. No Senegal, 1963, no Festival de Arte Negra o filme recebeu o prêmio Especial do Júri. Na Itália, foi o representante do Brasil no Festival de Veneza, em 1963.
Elenco: Eliezer Gomes, Grande Otelo, Reginaldo Farias, Jorge Dória, Ruth de Souza, Chica Xavier, Helena Ignês, Luiza Maranhão, Dirce Migliaccio, Átila Iório, Miguel Rosenberg, Clementino Kelé, Cosme dos Santos, Osvaldo Louzada, Miguel Ângelo Ruas, Ambrósio Fregolente, Jorge Coutinho, Wilson Grey e Billy Davis.
O DVD praticamente esgotado no mercado nacional, apresenta menus interativos, versão comentada, seleção de capítulos, filmografia, depoimento de técnicos e atores, fotos de cena de bastidores etc. (Valor: R$ 58,00 frete incluído para qualquer parte do Brasil). VENDIDO

Contatos
agenciafm@gmail.com
11\ 9 9445-9050 (claro)
-------------------------
 Características do DVD
Legendas> inglês, espanhol e português
Idioma: Português
Áudio> 2.0
Formato de tela 4x3 fullscreen
Duração: 103 minutos
Preto & branco