domingo, 31 de outubro de 2010

Aimée

Haidée Salles Lemos, ficou mais conhecida por Aimée, nasceu em Salvador, Bahia, em 2 de agosto de 1923.



A atriz foi uma espécie de rainha do Vaudeville (comédia picante ou brejeira, algo sempre galgados em situações imprevistas. Soteropolitana de Nascimento, foi para o Rio de Janeiro ainda bem jovem, e lá começou a estudar teatro. Participou de uma seleção para a peça o "Avarento" , de Molière, para atuar ao lado de Dulcina de Moraes. A partir daí não deu mais trégua.
Pode-se atribuir a atriz Aimée, o título de pioneira do vaudeville no Brasil. Fez muito sucesso em um período de verdadeiras atrizes como Dulcina de Moraes, Marina Freire e Laura Soares.








Depois de sua participação Companhia de Procópio Ferreira, Joracy Camargo e Jayme Costa, Aimée uniu-se ao escritor Joracy Camargo e criaram a sua própria companhia, cujo intuito era se utilizar do Teatro Rival. " A rainha do teatro brejeiro", tinha seus espetáculos apresentava no Rival, imediatamente adaptadas e transmitidas pela TV Tupi, no final da temporada, tendo ela participado, também, do "Grande Teatro Tupi".A atriz realizava trabalhos aos sábados e duas sessões aos domingos, teatro infantil. Em seu repertório teatral encontra-se "A Menina Sem Nome", autoria de Guilherme Figueiredo, com direção do global Maurício Sherman. No elenco, Dinorah Marzulo {mãe de Marília Pêra}, Roberto Duval, isso em 1956. Ao lado de Alda Garrido, durante 20 anos encheu o Teatro Rival.


Seu maior sucesso no teatro foi a peça "À Margem da Vida" ao lado de Silveira Sampaio, Marina Freira, Laura Soares e Abílio Pereira de Almeida. No cinema atuou em vários longa metragens como "Sob o Domínio do Sexo",1973; "Le Bluffeur" – 1963 -, "Folias Cariocas" , 1948, "O Homem Que Chutou a Consciência" 1947 – e "Corações Sem Piloto",1944. A atriz faleceu no Rio de Janeiro aos 80 anos, em 5 de setembro de 2003.





(Fotos originais do acervo de agênciafm@gmail.com reprodução somente com autorização ).



R$ 1.000,00 (cada unidade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário