terça-feira, 16 de outubro de 2012

Livro Itu em 400 anos

O livro reúne informações sobre a cidade em 180 páginas, em português e em inglês, ilustradas com diversas fotos

Famosa como a cidade dos exageros, Itu já deteve muitos outros títulos ao longo de quatro séculos. O livro comemorativo “Itu em 400 anos”, produzido pelos jornalistas Murilo Martino e Frederico Gazzola, narra a história da cidade, desde sua fundação até os dias de hoje. O lançamento da obra acontece no dia 17 de agosto, dia do Patrimônio Histórico Nacional, em um evento para autoridades e empresários, no centenário Bar do Alemão, em Itu.

O livro reúne informações sobre a cidade em 180 páginas, em português e em inglês, ilustradas com diversas fotos. Cada uma das fases descritas no livro conta com capítulos dedicados a cada século da história, destacando os principais fatos da política, economia, cultura e personalidades. Os imigrantes que ajudaram Itu a se desenvolver – italianos em sua maioria, mas também espanhóis, japoneses e de muitos outros países – são tema de um capítulo à parte. Baseado em uma ampla pesquisa de campo, o livro percorre a história de Itu desde 1610, quando desbravadores paulistas e portugueses chegaram à região e estabeleceram ali um ponto de apoio e saída para as expedições bandeiristas.

Um pouco de história

Os vários caminhos terrestres e fluviais para o interior do Brasil lhe valeram o título Boca do Sertão e levaram Itu a se transformar no principal centro de comércio e partida para bandeirantes, no início do século XVIII, impulsionando a economia local. Neste período, a religiosidade ganhou força e começaram a ser construídas muitas igrejas, como a Capela de Santa Rita, as igrejas do Bom Jesus e Nossa Senhora da Candelária – hoje a cidade tem 43 igrejas.

Os negócios com a cana-de-açúcar deram continuidade ao crescimento, nos séculos XVIII e XIX, e Itu se torna a cidade mais rica da província entre 1836 e 1854. A partir de 1860, o açúcar dá lugar ao café e ao surgimento de uma classe política com muito poder na região. Itu passa a ser palco do movimento republicano e de lá sai o primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. No século XX, motivada pela industrialização de São Paulo, a indústria de cerâmica se desenvolveu na região e um novo impulso a esse movimento foi dado no final dos anos 60, com a construção da Rodovia Castello Branco. Hoje, a cidade atrai milhares de pessoas pelos seus turismos histórico, religioso, rural e do exagero. SEMI NOVO.

VALOR: R$ 120,000 frete incluso para todo Brasil
55 11\ 9 9847-9789 \ 2848-3230 (Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário