quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Absolutamente Certo", o original à venda

Roteiro originalíssimo de Anselmo Duarte "Absolutamente Certo" remonta não somente a São Paulo dos anos 50 como também o início da televisão brasileira. 
Anselmo Duarte e Luiz Orioni

Zé do Lino não é somente um simples tipógrafo, mas sim um sujeito dotado de uma memória espetacular. Trabalhando em uma gráfica que imprime lista telefônica e namorando há oito anos com Gina (Maria Dilnah), filha da rabugenta Dona Bela (Dercy Gonçalves), a situação financeira dele não nada confortável e não permite vislumbrar tão cedo o casamento para amainar as cobranças de Dona Bela. Então, o gráfico conhece um ambicioso e desonesto dono de uma academia de lutas marciais Raul (Aurélio Teixeira), que também é filho do dono da grafica. Raul, inscreve Zé no mais popular programa da PRK 3, TV Tupi de São Paulo, para que responda uma série de perguntas sobre endereços e números de telefones dos assinantes da capital paulistana. Zé do Lino topa a proposta de ganhar um milhão de cruzeiros e casar-se com Gina. 
Anselmo Duarte e Odete Lara

À medida em que Zé vai respondendo certo, aproximando-se de ser um milionário, o seu 'empresário' Raul quer mudar às regras do jogo em cima da hora. Ou seja, equando o Zé responde as perguntas, o ardiloso Raul lucra com apostas. Visando um lucro ainda maior, ele coloca a estonteante Odete (Odete Lara) para persuadir Zé errar a última pergunta. Isso o Zé não topa, nem mesmo para receber o dobro do prêmio. Começa ai um triller cômico com agressões e sequestros do pai e da namorada do candidato a milionário, virando o estúdio da TV um ringue de luta livre. 

Com produção de Oswaldo Massaini e direção de Anselmo Duarte, o filme foi todo realizado nos estúdios da Cia Cinematográfica Vera Cruz (São Bernardo do Campo), a película mostra uma São Paulo ainda em crescimento, com seus bondes (já lotados), casario, pouca iluminação nas ruas mas com boates luxuosas como a CAVE. Interpretações viscerais de Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Carlos Costa (Toneco), Ambrósio Fregolente, Luiz Orioni (interpreta o apresentador Aurélio Campos) alido ao roteiro enxuto dá uma ponta de orgulho da cinematógrafia nacional. Os números musicais com cantores do porte de Almir Ribeiro, Betinho e seu Conjunto, Trio Irakitan e Lyris Castelani, dão um plus em  "Absolutamente Certo", que foi totalmente 'chupado' pelo indiano "Quem quer ser um milionário".

VALOR: R$ 35,00 (frete incluso para todo o Brasil).

Característcas do DVD 

Gênero: Comédia \ aventura
Duração: 95 min
Censura; Livre
Audio: mono

Nenhum comentário:

Postar um comentário